terça-feira, 21 de outubro de 2008

LIXO PSÍQUICO – A NECESSIDADE DE MUDANÇAS E RECICLAGENS EM NOSSO MUNDO CONTEMPORÂNEO

INTRODUÇÃO
Diante da postura consumista que assumidos há algum tempo mediante a instauração da era do capitalismo, vários são os debates que progressivamente têm se levantado, sobretudo quanto ao modo como vivemos em sociedade e como utilizamos os recursos disponíveis no planeta. Na medida em que nossos posicionamentos acenam para o que em nós se encontra internalizado, a maneira como temos cuidado, ou melhor, não temos conseguido cuidar do planeta tendo em vista as condições críticas a que este tem chegado, trazem questionamentos sobre a noção do cuidado de si na contemporaneidade. Sendo assim, a partir desta webquest busca-se propiciar um percurso mobilizador de investigação e reflexões sobre o que é e como lidar com nosso “lixo psíquico” e como que questões como a reciclagem, o desenvolvimento de uma efetiva comunicabilidade e de uma convivência social se vincula ao referido tema e, em última instância, a um processo de mudança, de aprendizagem de como lidar com as relações interpessoais e com o planeta e o quanto a escola pode ter um papel mediador e significativo frente tais questões.
TAREFA
Os alunos deverão, a partir de um exercício criativo e de investigação, pesquisar e discutir sobre o que venha a ser a expressão “lixo psíquico” e como as questões que se relacionam ao tema, ao entrarem em debate, podem promover um pensamento crítico sobre o nosso modo de estar no mundo e como temos considerado a nossa “casa planetária”.
PROCESSO
1- A partir das fontes indicadas, procure discorrer sobre o termo: “lixo psíquico” e sua compreensão acerca do mesmo e o que você consideraria como sendo formas de “reciclar” este lixo?
2- Tendo em vista que a “reciclagem” do “lixo psíquico” aponta para a necessidade de pensarmos novos modos de lidar com os nossos sentimentos e subjetividade, com nossas relações sociais e, juntamente com nossa relação com a natureza, o que podemos pensar como trazendo impasses para a reciclagem em todos estes níveis? Organize-se com os demais alunos de modo que se estruturem dois grupos: um grupo de verbalização e outro grupo de observação para que se discuta esta questão.
3- A escola se apresenta como uma das primeiras experiências de socialização de um sujeito, fazendo parte de sua constituição e história de vida. A seu ver, de que modo uma instituição de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de uma favorável convivência social, consciência ecológica e preparação dos alunos para a vivência nos mais diversos grupos que farão parte de suas vidas? Escreva um texto que compreenda no máximo 1 folha A4 expondo seus pontos de vista.
4- Responda: Como o professor pode favorecer um processo de aprendizagem de forma a conduzir o aluno aprender a aprender, desconstruindo com este a idéia de que a construção do conhecimento seja uma tarefa negativa e desgastante, estimulando, por outro lado, sua criatividade e capacidade de imprimir e lidar com mudanças em seu convívio social?
5- Além de trazer efeitos muitas das vezes nocivos para o planeta, o progresso tecnológico não assegura unicamente que objetivos sejam alcançados. Isto, no sentido de que na corrida pelo sucesso, as empresas cada vez mais têm esperado determinadas habilidades das pessoas em suas admissões nas mesmas. Enumere quais habilidades você considera que sejam exigidas no mundo atual nos grupos de trabalho/empresariais.
6- Defina junto aos demais alunos 2 (dois) grupos, de no máximo 3 integrantes em cada, grupos estes que deverão aplicar em sala de aula, cada um, uma dinâmica de grupo. Após aplicação da dinâmica os objetivos da mesma devem ser apresentados e devem suscitar uma discussão relativa às questões em debate.
FONTES DE INFORMAÇÃO
http://www.humanus.pt/item1.php?lang=1&id_channel=39&id_page=196
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_social
http://projeto.org.br/cd/Bette_Professor.pdf
http://webquest.sp.senac.br/
http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php
AVALIAÇÃO
Cada aluno será avaliado tanto por suas produções individuais, quanto pelas atividades desenvolvidas em grupo. Assim, a avaliação terá os seguintes critérios:
1. Participação e desenvolvimento no processo grupal; 2. Coerência e Pertinência da Produção de Texto; 3. Habilidades de Pesquisa; 4. Habilidades Tecnológicas; 5. Apresentação Oral.
Estes critérios receberão conceitos como: Ótimo [4]; Bom [3]; Regular [2]; Insuficiente [1] – estes que ao final totalizarão a nota total do aluno.
OBS: As produções escritas devem ser postadas nas datas previstas. O formato do texto deve constar de: letra com tamanho 12; texto com espaçamento 1,5.
CONCLUSÃO
Acredita-se que a discussão sobre a metáfora utilizada “lixo psíquico” possa ter contribuído para a reflexão do modo como somos socializados e como nos colocamos diante do que nos ocorre e do que está em nossa volta. Como “metabolizamos”, “reciclamos” e elaboramos nossas vivências e interações sociais e, sobretudo, como extrair das experiências grupais fontes de crescimento e amadurecimento pessoal, de aprendizado para a convivência e respeito mútuos.Após a conclusão do trabalho o aluno, além das reflexões propiciadas, poderá se questionar de forma ativa e dentro de sua singularidade como aprimorar os recursos de sua comunicação social. Isto, pois esta repercute nos processos grupais, e ao final das contas, para os projetos de vida de cada um, para o sucesso pessoal e para o desenvolvimento do modo de cuidar de si e do ambiente que nos rodeia.
CRÉDITOS
AFONSO, Lúcia (org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2001.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
osorio, Luiz Carlos. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artmed, 2003.
http://www.humanus.pt/item1.php?lang=1&id_channel=39&id_page=196
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_social
http://projeto.org.br/cd/Bette_Professor.pdf
http://webquest.sp.senac.br/
http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php
Webquest criada por Dayana Bottignon Cruz Rodrigues como atividade para a disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e as Novas Linguagens e Tecnologias da Comunicação e da Informação - Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior pela PUC- Minas – BH.

Listas de Preferidos/especiais

  • shows
  • livros
  • Filmes