sexta-feira, 29 de maio de 2009

A ÉTICA NA SAÚDE




1)INTRODUÇÃO
A ética, que atravessa todas as relações que estabelecemos com o mundo e as pessoas, pois diz de princípios e valores que norteiam as nossas ações, conduz a várias reflexões, e dentre elas, como tem se dado as intervenções no campo da saúde. As constantes mudanças que assistimos nos padrões científicos e culturais trazem à tona, deste modo, questões a serem debatidas como a ética e a bioética no que se refere a toda diversidade de condutas humanas e a partir daí sobre a responsabilidade dos profissionais no cuidado humano. Favorecer nos espaços de saúde o respeito à pessoa enquanto cidadã e agente social eis um dos diversos desafios dos profissionais da saúde.


2)TAREFA

Vocês alunos deverão, a partir de um exercício criativo e de investigação, elaborar um texto dissertativo que contemple todas as discussões do grupo acerca da ética na atuação do profissional de saúde. Este texto a ser elaborado deverá ser o produto das leituras indicadas, da discussão com os colegas e da entrevista a ser feita conforme orientações a seguir.


3)PROCESSO
3.1 – Refletindo sobre o tema:
Neste momento, você individualmente deverá registrar, de modo livre e sintético e sem consultar materiais sobre o tema, suas reflexões sobre ética a partir dos seguintes pontos abaixo:

a) Entendo que ética é...
b) Em várias situações da vida a ética pode estar presente, como...
c) Caso em alguma situação alguém não agisse com ética em relação a mim eu me sentiria...
d) Em minha opinião, entre os profissionais da saúde a consideração deste tema...




3.2 – Estudando o tema:
Nesta etapa da tarefa você é orientado a se informar e estudar sobre o tema tendo a contribuição das leituras aqui indicadas. Este estudo poderá trazer problematizações sobre as suas opiniões descritas acima, mas, sobretudo, as leituras auxiliarão a ter um conhecimento teórico e atual sobre a temática estudada, favorecendo inclusive na formulação da entrevista com um profissional da saúde. Para contribuir em seu estudo, ao ler os textos, registre os pontos que julgar principais para a discussão aqui levantada.



3.3 – Sobre a elaboração da entrevista:

Considerando que vocês alunos já terão feito a leitura dos textos indicados, vocês agora irão se dividir na sala em 5 grupos, sendo 4 destes com 4 integrantes e apenas 1 destes com 5 integrantes. Cada grupo terá de elaborar uma entrevista semi-estruturada que terá como finalidade identificar e conhecer como os profissionais da saúde têm visto a discussão sobre ética neste âmbito e como os mesmos têm se posicionado em suas práticas frente o tema.


Como roteiro básico para a entrevista, abaixo se encontram pontos a serem seguidos, podendo cada grupo complementar com outros pontos que julgar pertinentes para serem questionados e discutidos com o profissional a ser entrevistado. Em tal roteiro vê-se como importante e necessário conter:

1) Identificação (não é necessário colocar o nome do profissional, caso esta seja a escolha do mesmo e/ou grupo, mas dados como idade, tempo de atuação, função e local de trabalho são necessários);
2) Definição sobre ética na visão do profissional em questão;
3)A ética na prática profissional e como é visto pelo entrevistado esta temática em sua atuação com a tríade: o paciente, a família e os demais profissionais da saúde;
4) Quais as implicações para o cuidado humano tendo uma prática pautada na ética e o que pode ser considerado quando isto não ocorre no dia-a-dia dos profissionais;

Vale destacar que estes pontos acima são apenas indicadores dos aspectos a serem entrevistados e que cada grupo precisa formular as suas perguntas para o momento da entrevista.


Na data de entrega do trabalho, cada grupo irá juntamente entregar o roteiro elaborado para a entrevista e as respostas do entrevistado transcritas junto ao roteiro.


3.4 – Entrevista com o profissional:
Após todo o grupo ter auxiliado na elaboração do roteiro da entrevista, dois integrantes do grupo serão definidos por este para fazer a mesma. Sendo assim, para um melhor andamento da entrevista, esta será feita por uma dupla, onde um integrante do grupo irá direcionar as questões junto ao entrevistado e o outro irá anotar o que está sendo verbalizado pelo profissional.


A escolha do profissional poderá abranger qualquer especialidade: auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, sendo que é preferível que seja um profissional da área da enfermagem.


O grupo que decidir-se por gravar a entrevista para posteriormente transcrevê-la, deverá para isto, solicitar uma autorização por escrito do profissional que deverá consentir com a gravação. Caso esta não seja possível e/ou não seja a escolha do grupo, a dupla deverá ter como prioridade registrar, o máximo possível, as mesmas palavras utilizadas pelo entrevistado.



3.5 – Elaboração do texto dissertativo:
Para que haja a elaboração do texto dissertativo, primeiramente a dupla que realizou a entrevista deve compartilhar com o restante do grupo suas impressões e conclusões extraídas da discussão realizada junto ao entrevistado. A partir daí sugere-se que o grupo possa fazer, entre si, um debate oral do que pôde ser refletido sobre a entrevista, relacionando esta reflexão às primeiras impressões de cada integrante (isto feito no item 3.1), assim como fazendo uma associação do que puderam compreender das leituras feitas.


Feito isto, o grupo pode então passar para a elaboração do texto que deve, desta forma, abordar todos estes passos feitos, ou seja, o texto deve apontar: o que o grupo compreendia sobre o tema ética antes de ler os textos indicados; qual a definição de ética que o grupo pode agora descrever mediante as leituras feitas e qual a importância do debate desta temática para a área da saúde; e, também, como o grupo vê que esta temática tem sido considerada na atuação, na vivência prática dos profissionais, dificuldades e/ou avanços já ocorridos, podendo ter por base os dados da entrevista feita.


Vale ressaltar que esta produção do texto deve ser algo próprio e original do grupo, devendo receber este texto um título.



3.6 – Socialização do trabalho:
No dia 26/06/09, semana anterior à entrega do trabalho, será destinado um tempo em sala de aula para que um representante de cada grupo verbalize sobre o trabalho feito, o que será considerada a apresentação oral do trabalho. Ou seja, como são 5 grupos de trabalho, teremos 5 integrantes representando o seu respectivo grupo e a partir daí será dado aos mesmos um espaço para a verbalização das idéias, conclusões, dificuldades, descobertas dos grupos frente a temática e própria realização do trabalho.


Este espaço é, sobretudo, para que haja uma produtiva socialização e ação de compartilhar/produzir conhecimentos entre todos os grupos, alunos da classe e professora.



3.7 – Sugestão da distribuição do tempo para a realização de todo o processo:
-do dia 29/05 a 05/06 – Realizar os itens 3.1 e 3.2
-do dia 05/06 a 19/06 – Realizar os itens 3.3 e 3.4
-do dia 19/06 a 02/07 – Realizar o item 3.5

OBS: DIA 26/06/09 SERÁ FEITA ENTÃO A DISCUSSÃO, APRESENTAÇÃO ORAL DOS GRUPOS E DIA 03/07/09 SERÁ A DATA DE ENTREGA DO TRABALHO.


4) FONTES DE INFORMAÇÃO
a)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072005000100014&script=sci_arttext

b)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000100010&lng=en&nrm=iso

c)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832002000200016&lng=en&nrm=iso

d)
http://www.portalcofen.gov.br/2007/materias.asp?ArticleID=7323&sectionID=37

e)
http://www.webartigos.com/articles/6666/1/a-etica-na-prestacao-do-servico-publico-de-saude/pagina1.html

f)
http://www.webartigos.com/articles/9368/1/a-etica-na-enfermagem-e-sua-relacao-com-poder-e-organizacao-do-trabalho/pagina1.html

g)Sobre entrevistas semi-estruturadas:
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/entrevistat2.pdf


5) AVALIAÇÃO
No que se refere tanto ao texto dissertativo, quanto a apresentação oral do mesmo os critérios de avaliação levarão em conta os seguintes aspectos:

PARTE ESCRITA: TEXTO DISSERTATIVO


Conceito / Critérios observados


A (7 pontos)


O trabalho demonstrou ser fruto de evidente estudo e aprofundamento do tema estudado. A escrita mostra-se ser uma produção criativa e própria do grupo, que trouxe várias contribuições relevantes para a discussão da temática em questão. Vê-se uma formulação da escrita de modo coerente, cumprindo normas da língua portuguesa.

B (5-6 pontos)
O trabalho apresentou boas contribuições para o debate do tema. O texto aponta uma argumentação coerente, com reflexões/conclusões bem desenvolvidas. E escrita evidencia um cumprimento dos padrões da língua portuguesa.



C (4 pontos)
O trabalho trouxe algumas contribuições para o estudo do tema, porém poderia ter tido melhor desenvolvimento. A argumentação das colocações feitas se mostra regular e a houve pouca observância das normas padrões de escrita.



D (3 pontos)
O trabalho contribuiu pouco para a discussão. Houve reduzida problematização do tema, tendo sido uma argumentação insuficiente. Observam-se várias falhas na normatização da escrita.



E (0-2 pontos)
O trabalho não foi entregue na data estabelecida.





O GRAU DE PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO ORAL



Conceito / Critérios observados


A (4 pontos)
Houve participação ativa no debate oral, cooperando e interagindo com o grupo. O representante discutiu de forma séria e profunda com os demais colegas sobre os aspectos relativos ao trabalho e temática, contribuindo com informações significativas para a discussão. O resultado da participação foi relevante e criativo.



B (3 pontos)
A participação no debate foi positiva, havendo interação com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos evidenciando boa argumentação. O resultado de sua participação foi bom.



C (2 pontos)
Participou pouco da discussão, contribuindo para a o debate de modo regular.




D (1 ponto)
Esteve presente, mas não há registro da sua contribuição para o debate.



E (0 ponto)
Não houve a presença de um representante do grupo na discussão.





OBS: A ENTREGA DO ROTEIRO ELABORADO PARA A ENTREVISTA E O REGISTRO DO CONTEÚDO EXPOSTO PELO PROFISSIONAL ENTREVISTADO SERÁ AVALIADO EM 4 PONTOS.


7) CONCLUSÃO
Que todas as discussões propiciadas com o trabalho possam facilitar um repensar da atuação dos profissionais da saúde, no sentido de provocar uma ruptura com moldes tradicionais de intervenção. Estes, marcados pela repetição de práticas ultrapassadas, pela fragmentação da atuação e pela desconsideração dos pacientes/clientes enquanto sujeitos de direitos e com possibilidade de participar das decisões relativas ao cuidado de sua saúde.

Quando o profissional se propõe, então, a refletir como pensa, fala e assim como se dá sua atuação na saúde isto ocasiona repercussões no resultado de seu trabalho, pois terá maiores condições para ponderar suas ações direcionadas ao cuidar, tomando decisões prudentes e compatíveis com as situações de atendimento.

Uma responsabilidade com seu fazer faz do profissional não somente um ser ético e comprometido com seu trabalho, mas alguém que respeita a vida, a dignidade humana, e que, ao final das contas, promove saúde, subjetividades.


8) CRÉDITOS

a) http://www.scielo.br/
b)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Site
c)
http://www.webquest.sp.senac.br/
d)
http://www.amep.org.br/index.php?option=com_weblinks&view=category&id=47%3Aetica-em-pesquisa-&Itemid=48
e)
http://www.oamigodopovo.com/saude316.jpg
f)
http://www.cslbehring.com.br/docs/551/279/doctors.jpg

Esta webquest foi elaborada por Dayana R., psicóloga clínica e professora de Psicologia Aplicada à Saúde do Curso Técnico de Enfermagem. Tarefa elaborada para a turma do 3º Período do Curso Técnico de Enfermagem, dentro da disciplina: Psicologia Aplicada e Ética Profissional II – 1º Semestre de 2009.

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