quinta-feira, 9 de julho de 2009

“A Ética na Saúde”

A visão que nosso grupo tinha sobre ética era restrita e estava pautada na ética Deontológica (convicção) onde tudo que importa é o “cumprimento cego do dever” sem dar importância às consequências da ação desempenhada.

Após a leitura dos textos indicados passamos a ver a ética de um prisma mais abrangente: “A Bioética” onde o comportamento ético enfatiza: a liberdade, compromisso e responsabilidade; ampliando assim os direitos de cidadania e compromisso social.

Esta temática é de grande relevância para área da saúde para que possamos ser profissionais conscientes guiados pelo “bem pensar” e pela “introspecção” e assim prestar uma assistência mais humanizada à saúde. Isto, já que atualmente os profissionais têm seu foco principalmente voltado para as técnicas, deixando a ética relegada a segundo plano.

Para mudar esta situação no âmbito da saúde ainda temos um longo caminho, embora o “HumanizaSUS” tenha trazido um grande avanço frente este tema através do resgate do humano e da importância da educação permanente. Enfim, tudo isto nos fala de práticas e compromissos éticos que podemos assumir...

Texto produzido por:
Beatriz Ferreira da Silva
Lais S. Lima
Silmara M. de Lima
Alunas do 3º Período do Curso Técnico de Enfermagem CECON/Divinópolis-MG.
Texto produzido para "Webquest sobre Ética" - Disciplina de Psicologia Aplicada e Ética Prof. II.

Listas de Preferidos/especiais

  • shows
  • livros
  • Filmes