segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A importância de escritores e leitores críticos, de interlocutores que saibam dialogar...

Tendo em vista que muitas das vezes não nos apropriamos de um lugar atuante e engajador frente os discursos que nos rodeiam, a seguir apresento um resumo de um texto interessante disponível na internet.
Muitas das vezes, aqueles que chegam a uma graduação não sabem de fato escrever, de modo que a escrita seja um meio de produção do novo, de conhecimentos, e não simplesmente uma reprodução destes, de ideologias.
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Texto: “Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento”.
Com autoria de Désirée Motta-Roth o artigo vem discutir sobre a construção de conhecimento e ensino-aprendizagem através da produção escrita na e pela comunidade acadêmica universitária.
Concebendo o conhecimento como sendo construído a partir de gêneros compartilhados socialmente, a autora menciona a cultura de publicação existente no meio acadêmico e a prerrogativa das publicações serem vias de diálogo, este nem sempre harmonioso, tendo em vista os diferentes discursos presentes na sociedade, na comunicação em seu caráter dialógico.
Buscando com isto debater como tem se dado a produção escrita na academia, o texto traz afirmações como o fato de que saber ler e escrever de modo satisfatório sejam capacidades que repercutem na apreensão do mundo, na constituição de identidades. Assim, a escrita constitui-se, no referido texto, como indicador de poder político e cultural na medida em que incide na interpretação, no ato de formular uma representação a respeito de uma realidade.
Ao citar que o aluno geralmente chega à universidade sem conhecimentos prévios no que tange à escrita, dificultando assim a produção de conhecimentos, o artigo valoriza a ênfase em uma prática pedagógica específica. Esta que venha favorecer a formação de leitores e escritores melhor preparados para dialogar com o meio acadêmico.
A autora propõe que ensinar a redigir a fim de um desenvolvimento dos gêneros acadêmicos possa se dar mediante o engajamento do aluno e desta forma, que produções textuais, como publicações acadêmicas proporcionem diálogos mais amplos. Diálogo com outros pesquisadores, com instituições financiadoras, e que resultados encontrados possam ser utilizados para além da academia, como no ensino médio e fundamental.

Tal texto é encontrado no endereço: http://www.ufsm.br/labler/publi/escritur.htm

Um comentário:

Dayana Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
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